domingo, 2 de novembro de 2014

Mateus 13

O evangelho de Mateus foi escrito pelo discípulo de Jesus, entre 50 e 60 d. C., e tem como objetivo provar que Jesus é o Messias prometido no Antigo Tetamento.
Hoje falarei um pouco sobre o capítulo 13 do livro de Mateus, no qual Jesus conta 7 parábolas e 1 acontecimento.

A Parábola do Semeador
(Mt 13.1-23)

Conta-se que certa vez um semeador saiu a semear o campo, e que jogou sementes em 4 lugares diferentes: à beira do caminho, no terreno pedregoso, entre espinhos e em boa terra. As sementes que caíram à beira do caminho não duraram muito tempo, pois logo vieram as aves e as comeram. As que caíram no terreno pedregoso logo brotaram, pois a terra não era profunda, mas quando veio o sol elas logo se secaram porque não tinham raiz. Entre espinhos também não conseguiram se fortalecer pois ficaram sufocadas assim que cresceram. Mas aquelas que foram semeadas em boa terra, essas sim cresceram, se fortificaram e deram boa colheita.
É assim também quando a Mensagem do Reino é semeada nos corações das pessoas. Quando alguém ouve sobre o amor de Cristo e não entende, logo o Maligno vem e arranca de seu coração, como a semente lançada à beira do caminho. Também quando alguém ouve a Palavra de Deus e a recebe com alegria, mas logo que começa as lutas deixa tudo de lado, é como a semente no terreno pedregoso, pois as boas novas não criaram raiz na pessoa. E se a pessoa se preocupar mais com o dinheiro e com o engano da vida, ela sufoca as Boas Novas contadas a ela, assim como os espinhos sufocaram as sementes depois de brotarem. Mas se o justo ouvir a Mensagem, e receber com alegria e a entender de todo o seu coração, esse é como a semente que caiu em boa terra, que brotou, frutificou e deu uma boa colheita.

A Parábola do Joio
(Mt 13.24-30 e 36-43)

Jesus diz que o Reino dos céus é como um homem que plantou trigo em seu campo, mas vindo seu inimigo escondido jogou joio em meio a sua plantação, e quando o trigo brotou e formou espigas o joio também brotou e cresceu junto ao trigo. O homem diz para seus servos que deixem que cresçam juntos, e quando chegar a colheita, que tirem primeiro o joio para o queimar, e depois recolha o trigo para guardar em seu celeiro.
Aquele que semeou a boa semente é o Filho do homem, o campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno, e o inimigo que o semeia é o Diabo. A colheita é o fim desta era, e os encarregados da colheita são os anjos. Acontecerá o mesmo nos dias finais, Jesus enviará seus anjos para tirarem de seu Reino tudo aquilo que não presta e que corrompe, e lançará na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes. Já os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai.

As Parábolas do Grão de Mostarda e do Fermento
(Mt 13.31-35)

O Reino dos céus pode se comparar a um grão de mostarda plantado, embora seja a menor das sementes, quando cresce se torna uma árvore muito grande. E também como, um pouco de fermento em meio a grande quantidade de farinha, porque mesmo que a quantidade seja pouca, toda a massa fica fermentada.
A Palavra de Deus é plantada em muitos corações, nem todos se apegam a essa mensagem, mas aqueles que a guardam em seu coração, ganham muitos outros para Jesus através de testemunhos, assim o Reino dos céus vai se multiplicando e muitos são os salvos que estarão nele.

As Parábolas do Tesouro Escondido e da Pérola de Grande Valor
(Mt 13.44-46)

Um homem certa vez encontrou um tesouro em uma terra que não era sua, ele tornou a esconder o tesouro, vendeu tudo o que tinha e comprou aquela terra. Assim também fez um mercador que procura pérolas preciosas, encontrando uma pérola de grande valor, vendeu tudo para comprá-la.
O Reino dos Céus é tão precioso para o salvo em Cristo Jesus que nada deixaria ele se separar de seu tesouro, ele sacrifica tudo pelo Reino, até mesmo toda a sua riqueza.

A Parábola da Rede
(Mt 13.47-52)

Os pescadores lançam a rede ao mar para pegarem peixes, quando a rede já está cheia ele a puxa de volta e escolhe os peixes bons para si, e os peixes ruins, aqueles que não prestam, são jogados fora.
No Reino dos céus também será assim, quando chegar o fim desta era, os anjos separarão os perversos dos justos, jogaram os perversos na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes, e levará os justos para adorarem a Deus para todo o sempre.

Um Profeta Sem Honra
(Mt 13.53-58)

Depois de contar todas essas parábolas, Jesus foi para a sua cidade, chegando lá começou a ensinar o povo na sinagoga, todos ficaram admirados com Ele, e começaram a indagar sobre onde vinha tanta sabedoria sendo que Jesus era um homem de família da cidade e insinuaram que Ele não teria onde obter tanto conhecimento. Por causa da incredulidade do povo, Jesus não realizou muitos milagres, e ainda lhes falou: "Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra."

Neste capítulo aprendemos que devemos anunciar a Palavra de Deus para o Reino dos céus se multiplicar, e que sempre haverá pessoas que não darão crédito a nossa pregação, mas também haverá as pessoas que ouvirão, se alegrarão e seguirão a Cristo. Aqueles que não se arrependerem a tempo, serão lançados no lago de fogo ardente e sofrerão eternamente. Mas os justos brilharão como o sol ao lado de Jesus. Mesmo que as pessoas a sua volta não acreditem em você, não desanime, continue pregando sobre o amor de Jesus, pois até Cristo foi desprezado pelos seus, se Ele passou por isso e venceu, você certamente vencerá também.

Obrigada por ter chegado até aqui. Espero você na próxima postagem. Deus te abençoe e boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário