segunda-feira, 18 de julho de 2016

I Pedro 2.9-10

A primeira carta do apóstolo Pedro foi escrita para os crentes que viviam em meio aos pagãos, e tem como tema o Sofrimento por Amor a Cristo, seu propósito é firmar os crentes na fé, dirigir a vida e confortá-los no sofrimento.
Hoje falarei um pouco sobre dois versículos do capítulo 2.

"Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam."
I Pedro 2. 9-10 (NVI)

Nestes dois versículos, Pedro repete as palavras que Deus disse a Moisés em Êxodo 19, dizendo que seu povo é geração eleita, sacerdócio real e nação santa. No Antigo Testamento o povo exclusivo de Deus era a nação de Israel, mas no Novo Testamento e até os dias de hoje, somos nós, os que creem em Jesus Cristo. Essas palavras são três atributos que nós temos mas que muitas vezes não reconhecemos, ou até mesmo esquecemos.

Geração Eleita

Em breve ocorrerão as eleições municipais, e os vencedores são eleitos pela comunidade, eles são escolhidos por nós. Eleição significa escolha, e Deus nos elegeu, nos escolheu para sermos sua geração. E ser escolhido faz nos sentir amados. Deus, por intermédio de seu Filho Jesus, nos amou, e nós não podemos conquistar esse amor, pois já somos amados. O mundo tenta induzir a nossa mente para que procuremos ser aceitos pelos outros, mas, a Bíblia nos orienta a sermos transformados pela renovação de nossa mente, o primeiro passo a se dar nessa direção é entender que somos amados.
Quando vamos para um lugar que precisamos apresentar algum documento, e nós esquecemos de levar, isso gera certo transtorno. A mesma coisa acontece quando esquecemos de que somos escolhidos e amados por Deus, isso gera sequelas dentro de nós. Sentimos medo e insegurança, mas a Palavra de Deus em I João 4.18b nos diz que "O perfeito amor expulsa o medo", e só há um amor perfeito, que é o amor de Deus por nós. Se mantivermos essa certeza, de que somos amadas e escolhidas por Deus, em nossa mente e coração, não precisamos temer a nada, pois já temos tudo o que precisamos, e nada e nem ninguém pode anular essa verdade.

Sacerdócio Real

A Palavra sacerdócio vem do latim sace (que significa sagrado) e dos, dotis (que significa dom), ou seja, sacerdócio significa dom sagrado. É o poder e a autoridade do nosso Pai Celestial. O sacerdócio nos diz que somos separados e consagrados a serviço de Deus. Fazer parte do sacerdócio real significa que temos acesso a Sua presença.
O sacerdócio antes era praticado apenas pelos sacerdotes que cuidavam e trabalhavam no templo, e poucos podiam ter acesso ao Santo dos Santos, hoje nós temos total acesso, pois o Pai nos fez sacerdócio real.
Antes precisava de um intermediário para se achegar a Deus, o sacerdote e o sumo-sacerdote para oferecer o sacrifício em troca do perdão. Mas hoje, através do sacrifício de Cristo, nós temos o livre acesso ao nosso Deus, e Jesus é o único intermediário entre nós e Deus, Ele intercede ao Pai para que perdoe os nossos pecados, e o que nós precisamos entregar é o sacrifício de espírito perante Deus, e isso nos coloca na posição de sacerdócio real.
Imagine quão grande alegria sentiam os hebreus, quando entregavam seu sacrifício aos sacerdotes, e os sacerdotes apresentavam a Deus e Deus aceitava seu sacrifício. Hoje, nós podemos oferecer o nosso sacrifício a qualquer hora, em qualquer lugar, e isso é muito valioso. Pois nós somos livres para ter acesso direto ao nosso Pai.

Nação Santa

Em sequência Pedro escreve que somos uma nação santa. Essa nação está se referindo aos crentes que são separados do mundo a fim de pertencerem totalmente a Deus e de proclamarem o evangelho da salvação para a glória e louvor de Deus.
Nós devemos ser um povo santo, separado do modo ímpio de vida do mundo e que anda nos caminhos justos de Deus e na sua santa vontade.
Somos santos porque somos dEle. E Jesus Cristo pagou o mais alto preço para nos comprar, o preço de sangue.
Santidade aqui não tem o mesmo significado que os  pagãos dão aos seus "santos", e sim um reflexo do nosso valor e da nossa posição como filhos de Deus. Devemos viver em santidade, assim estaremos demonstrando que nós não desprezamos o valor de Jesus em nossas vidas.
Quando desprezamos o nosso próximo, mentimos, mantemos relacionamentos imorais, estamos nos comportando de maneira descartável.
Será que nós temos sido santos? Ou temos nos comportado como algo descartável perante a sociedade?
Somos luz do mundo e sal da terra, somos diferentes, somos santos, vamos deixar que a luz de Jesus Cristo brilhe em nossas vidas, para que todos vejam quão bom é servir ao Senhor.

É interessante notar que, a primeira carta de Pedro foi escrita com o intuito de retratar o Sofrimento por Amor a Cristo, e o nosso "sofrimento" é termos sidos escolhidos e amados por Deus, fazermos parte do sacerdócio real e sermos santos. Sua epístola serviu como uma dose de ânimo e alegria para os cristãos que conviviam entre os pagãos, e essa palavra não poderia ser mais atual do que para nós. Hoje convivemos em meio as pessoas cada vez mais descrentes, por isso precisamos acreditar na palavra que Pedro deixou para nós. 

Graças a Deus, vivemos em um país livre para se Adorar ao Senhor. Mas ainda hoje, milhares de pessoas morrem porque vivem o que esses versículos dizem, porque acreditam que Deus as escolheu, que Deus as chamou para ser sacerdócio santo, que Deus as amam, e que vale sacrificar tudo, até a última gota de sangue para receber a vida eterna ao lado de Jesus.

Será que temos vivido isso? Será que nós realmente acreditamos nisso? Nunca se esqueçam que somos estrangeiros e peregrinos aqui na Terra, a nossa morada já está preparada, o nosso lugar já está guardado, Jesus nos prometeu isso. Vamos procurar viver segundo a vontade do Pai e os seus mandamentos, nada vale mais a pena do que a vida eterna.

Jesus já nos deu a Salvação, vamos viver de um modo que o sacrifício do Senhor tenha valido a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário